Voto de Rosa Weber pode ser a derrota de Lula

Rosa Weber

A expectativa de ministros e juristas com larga experiência no Supremo Tribunal Federal (STF) é a de que o habeas corpus preventivo, pretendido pelo ex-presidente Lula, deve ser rejeitado ainda que o ministro Gilmar Mendes concorde com essa pretensão.

É que, segundo apostas de ministros, ex-ministros e assessores qualificados do STF, a ministra Rosa Weber consolidou o entendimento de que, por se tratar de habeas-corpus, deve ser respeitada a decisão tomada em 2016, segundo a qual pode haver a prisão após a condenação em segunda estância. Desse modo, mesmo que Gilmar Mendes mude o voto que proferiu em 2016, o placar será de 6×5 votos contra o habeas corpus.

Situação diferente ocorreria se a ministra Cármen Lúcia, presidente do STF, pusesse em julgamento a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADC) destinada a rever aquela decisão de 2016. Nesse caso, Rosa deveria votar de acordo com sua posição em 2016, e aí Lula se beneficiaria.

Anúncios

2 comentários

  1. RESGATAR A MORALIDADE NAS ENTIDADES PÚBLICAS É UM DEVER DE TODOS OS CIDADÃOS REVESTIDOS EM SUAS FUNÇÕES DE RESPONSABILIDADES INERENTES AOS CARGOS QUE OS ACOLHEM !. A TODOS OS QUE PRIMAM POR CUMPRIR COM LISURA, PERSONALIDADE E FIRMEZA DE CARÁTER, CERTAMENTE SUAS AÇÕES CONTEMPLARÃO A INSTITUIÇÃO ONDE SERVEM COM RESULTADOS DE QUALIDADE E QUANTIDADE DESEJÁVEIS E ACEITÁVEIS. PORTANTO, QUE NESSE EMBATE JURÍDICO NÓS BRASILEIROS AGRADECEMOS AS ATITUDES NA DECISÃO DO S T F , REFERENDANDO AS DECISÕES JUDICIAIS NA LAVA-JATO; E S T F 4º . PRINCIPALMENTE PORQUE, OS MINISTROS DO STF, ESTÃO ASSEGURADOS COM A DECISÃO DO STJ 5 X 0 !

    Curtir

  2. supremo lixo pessoas nomeadas pelo pt achas q vaão mandar prender o chefe da quadrinha nunca pobre brasil coitado dos meus netos tenho q ensinar eles a ser ladrão pois o crime conpensa neste pais so neste e + nenhum vergonha

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s