Rosa Weber, que ajudou a impedir a prisão de Lula, comandará o TSE nas eleições de 2018

 

Rosa Weber

Descrita na imprensa, até então, como o “equilíbrio institucional do STF”, a ministra Rosa Weber surpreendeu ao enunciar, no último dia 22, a decisão do Supremo Tribunal Federal no julgamento do habeas corpus do ex-presidente Lula. Foi dela a solução que impediu a prisão de Lula até agora, embora a corte não tenha tomado resolução definitiva sobre o caso.

Conhecida pela atuação discreta, Weber sugeriu que o julgamento fosse suspenso – visto que já eram 19h (horário de Brasília) – mas ressalvou que, dada a impossibilidade de que o Tribunal decidisse a questão, isso não deveria representar um prejuízo para o ex-petista.

Logo, sugeriu que o pedido da defesa de salvaguardar a liberdade do ex-presidente fosse aceito até que o STF volte a apreciar o assunto, no próximo dia 4 de abril.

Tão logo enunciou o plano, Weber recebeu ampla acolhida dos colegas: o ministro Marco Aurélio Mello chegou a mostrar um cartão de embarque impresso para dizer que não poderia continuar na sessão, mas que concordava plenamente com a sugestão de Weber. Além de Mello e Weber, concordaram com a tese Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes, Celso de Mello.

Vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Weber se tornará presidente do TSE em agosto e terá um papel crucial nas eleições deste ano. O ministro Luiz  Fux é o atual presidente do TSE e fica até 15 de agosto, quando encerrará seu segundo biênio como ministro efetivo do Tribunal.

Em 2006, ela foi indicada para o Tribunal Superior do Trabalho pelo então presidente Lula. Em 2011, Dilma Rousseff a escolheu para assumir o lugar da ex-ministra Ellen Gracie na Corte Suprema.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s