Aliados da corrupção “estão onde você menos esperaria”, afirma Barroso

BARROSO 2

 

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso deu palestra na escola de Direito da Universidade de Harvard, nos EUA. O evento, organizado pela Harvard Law Brazilian Studies Association, reuniu importantes autoridades brasileiras, como os juízes Sergio Moro e Marcelo Bretas, da Operação Lava Jato, nesta segunda-feira (16).

Durante sua fala, Barroso destacou dois avanços da democracia brasileira, que completa três décadas: a estabilidade institucional e o fim da hiperinflação. Mas também falou do lado ruim: a descoberta de que “a corrupção no Brasil não é causada por falhas individuais, é uma corrupção sistêmica que envolve esquemas profissionais de coleta e distribuição, do qual fazem parte agentes públicos e privados, empresas estatais e privadas, partidos políticos, membros do congresso, do Executivo”.

“É impossível não sentir vergonha do que acontece no país”, continuou Barroso.

O ministro elogiou a mobilização da sociedade contra a corrupção, mas reconheceu importantes obstáculos no sistema político, empresarial, na imprensa e “onde menos se pode imaginar” – numa referência interpretada como feita ao próprio poder Judiciário.

No último dia 21, uma discussão pública entre Barroso e o par Gilmar Mendes, também ministro da Suprema Corte, se tornou o assunto mais comentado pelos brasileiros em redes sociais.

“Vossa Excelência defende interesses que não são os da Justiça”, disse Barroso a Mendes. “Vossa Excelência nos envergonha, vossa Excelência é uma desonra para todos nós. Vossa Excelência sozinho desmoraliza o tribunal”, afirmou.

Questionado pela BBC Brasil após a palestra se fez referência a colegas do Judiciário quando disse “onde menos se pode imaginar”, Barroso se esquivou.

“Eu disse o que eu disse”, afirmou, rindo, e se preparando para posar para fotos com dezenas de fãs que o elogiavam e cumprimentavam após a fala.

Anúncios

2 comentários

  1. REALMENTE. A POLÍTICA ADMINISTRATIVA, E LEGISLATIVA DE MAIORIA DE HOMENS E MULHERES REVESTIDOS NESSES FUNÇÕES PÚBLICAS COM SUAS RESPECTIVAS RESPONSABILIDADES FUNCIONAIS E CONSTITUCIONAIS, QUE AO SE ENVOLVEREM NOS DESCAMINHOS ENVOLVENTES DA CORRUPÇÃO :ATIVA PASSIVA, CAUSAM UMA CONSTERNAÇÃO DE SURPRESAS DESAGRADÁVEIS E INCONCEBÍVEIS AS CLASSES SOCIAIS, AOS CIDADÃOS BRASILEIROS CONSCIENTES, E ILUSÓRIO AS CLASSES DO POVO INCONSCIENTE. // PODEMOS DIZER: “”É UMA COISA DE LOUCO “”. PARABÉNS AOS MINISTROS DA CORTE SUPREMA, QUE TEM COMPROMISSO CÍVICO COM A NAÇÃO E O POVO BRASILEIRO. POIS, PROCURAM COM VEEMÊNCIA AGIREM NO COMBATE DOS DEMAIS MINISTROS QUE ESTÃO CNFUSOS E CONFLITANTES EM PRETENDER, OU MESMO: DEFENDENDO O INDEFENSÁVEL. A INTEGRIDADE DESSE ENTENDIMENTO JUDICIÁRIO ENTRE AS INSTÂNCIAS SUPERIORES E INFERIORES, É DECISIVA PARA O FIM DO COMBATE DESSA INFAME E ATRAENTE CORRUPÇÃO. /.

    OBRIGADO SRS. MINISTROS: NA CORTE SUPREMA, QUE TRABALHAM, E DEDICAM SE EM SANAR O NOSSO PAÍS DESSE VERME DEVORADOR DOS BENS PÁTRIOS .///

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s