190 deputados federais assinam CPI de ataque à Lava Jato

Paulo e Erika

Encabeçada pelo PT, a instalação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) destinada a matar a Operação Lava Jato alcançou o número suficiente de assinaturas, com a chancela de 190 deputados federais (veja a lista completa no final da matéria). Em tese, o objetivo da comissão seria “investigar as denúncias de irregularidades feitas contra Antônio Figueiredo Basto e outros, inclusive envolvendo escritórios de advocacia, ocorridas no âmbito de alguns processos de delação”.

Diz o texto do documento:

“O objeto da CPI deverá estender-se, por conexão, para ocorrência de irregularidades em sede de outras investigações, que estejam em desacordo com o quanto firmado na legislação de referência e na defesa do sistema de proteção de direitos e garantias insculpidas na Constituição Federal, por ser do interesse da sociedade o resultado válido, legítimo e eficaz da aplicação das normas e da conduta dos agentes públicos.”

E mais:

“É necessário investigar a possibilidade de manipulação das colaborações premiadas, o que indica fraude nos procedimentos e a possibilidade do envolvimento de agentes públicos. Esse é o objeto determinado.”

Paulo Pimenta

“Queremos fazer uma investigação sobre a chamada indústria da delação”, disse o líder do PT na Câmara, Paulo Pimenta Segundo ele, há hoje um verdadeiro esquema criminoso em torno da Operação Lava Jato, com a criação de um “suspeito mercado de delações”, tanto para reduzir penas como para evitar o comprometimento de suspeitos. Segundo o parlamentar, trata-se de uma articulada estrutura de “venda de proteções, em relações subterrâneas entre juízes, procuradores e advogados”.

Deltan Dallagnol

O procurador da República Deltan Dallagnol, um dos principais integrantes da força-tarefa da Operação Lava Jato, afirma que as delações premiadas firmadas geraram um “efeito dominó” que contribui decisivamente para o aprofundamento das investigações. Segundo ele, a “a alternativa à colaboração (premiada), em grande parte dos casos, é a impunidade”.

“(A delação) Jamais serve sozinha para acusar alguém criminalmente, mas é um excelente início de prova para aprofundar a investigação. Assim aconteceu, por exemplo, no caso da Odebrecht, em que o aprofundamento das investigações nos levou a conseguir depósitos bancários milionários feitos por contas em nome da Odebrecht em favor de ex-diretores da Petrobras, tudo de modo escondido, no exterior”, disse o procurador em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo.

CPI

O requerimento para a instalação da CPI foi protocolado no dia 30 de maio. A instalação da comissão depende agora do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

 

Lista 1

Lista 2

Lista 3

lista 4.jpg

Anúncios

15 comentários

  1. Um absurdo que esses 190 deputados não queiram a continuação da Lava jato mas o povo brasileiro quer… Vamos passar essa lista para que eles não seja votados em outubro…. Isso é urgente!

    Curtir

  2. A operação lava jato, é do povo brasileiro, aqueles que trabalham e vive i afronta e desrespeito da política corrupta. Não aceito comi cidadã que sou. E em nome dos meus filhos,.amigos e familiares que tenho. Isso é imoral! As 10 medidas contra a corrupção o congresso desfigurou, arquivou e fingiu que Não viu! E agora vem com essa de CPI para investigar a justiça! O que que é isso? Milhões de cidadãos brasileiros e trabalhadores não merecem uma falta de respeito isso é uma vergonha! Olha relação, investiga cada um desses deputados ou confira na relação das empreiteiras que com certeza estão querendo salvar suas peles. #OBrasilÉMaisALavaJato

    Curtir

  3. São todos sem caráter, envolvidos nesse lamaçal , acabando com uma nação! Temo que possam se safar!!! E o Povo brasileiro não acorda!!! Muito triste!

    Curtir

  4. Cadê a lista?? Eu li a matéria, mais não vi nenhuma lista, pois esta lista tem que ser divulgada, pata podermos mostrar ao povo quem são os deputados, que estão tentando manchar a nossa LAVA JATO

    Curtir

    1. Encontrei a lista no final da matéria. Já divulguei na minha página do face, se quiser pode acessar lá: Ruth Apostólco. Vamos divulgar.

      Curtir

  5. O interesse do povo brasileiro é um congresso sem corrupção, sem deputados e sem senadores ladrões. Com um presidente segundo o coração de Deus. APC-XAVIER/RN.

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s