“Pouca quantidade” justifica Barroso para soltar preso com quase 1Kg de maconha

Num julgamento no final de outubro e que passou propositadamente desapercebido da grande mídia, o Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu habeas corpus em favor de um preso preventivamente em razão do porte de 887,89 gramas de maconha e R$ 1.730,00 em dinheiro vivo.

Na legislação que Barroso promulgou em sua cabeça progressista, a polícia não deve prender alguém na posse de 1Kg de maconha. O ministro também reconheceu como de “pouca nocividade a substância entorpecente apreendida (maconha)”, contrariando consenso da Psiquiatria.

Barroso acredita que a prisão de jovens pelo tráfico de “pequena quantidade de maconha” é mais gravosa do que a eventual permanência em liberdade, pois serão fatalmente cooptados ou contaminados por uma criminalidade mais grave ao ingressarem no ambiente carcerário.

A ministra gaúcha, especializada em Direito do Trabalho, Rosa Weber acompanhou o ministro Roberto Barroso. Ambos lá estão pelas mãos de Lula e Dilma. Em divergência, votaram os ministros Marco Aurélio e Alexandre de Moraes, que negavam a soltura do preso. No Brasil, quando empata, solta.

Barroso é conhecido por suas pautas progressistas e pelo “ativismo judicial” (quando o juiz fica mais livre para contrariar a Lei).  É o Ministro que mais ardorosamente defende a legalização das drogas e o aborto, mesmo sem aprovação do Congresso Nacional, único representante do Povo.

Em 2015, quando votou pela descriminalização do uso da maconha, Barroso defendia um critério objetivo para diferenciar o usuário do traficante: seria considerado porte para uso pessoal a posse de até 25 gramas de maconha ou seis plantas fêmeas. Três anos depois, 1Kg de maconha não basta para prisão! Onde essa turma progressista vai nos levar com suas pautas?

1kg maconha

Anúncios

2 comentários

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s