Uma atitude simples faz prefeitura economizar 2,8 milhões de copos plásticos

Publicado por

Um movimento diferente e sustentável começa a tomar conta do ambiente de trabalho em diferentes secretarias e órgãos da Prefeitura de Curitiba. Por incentivo ou iniciativa própria, muitos servidores estão conseguindo mudar um hábito antigo e estão trocando os copos plásticos descartáveis, muitas vezes usados uma única vez e jogados fora minutos, por utensílios reutilizáveis.

Levantamento feito pela Secretaria de Planejamento e Administração nas secretarias da administração direta revela que em 2018 a Prefeitura de Curitiba comprou 36,58% menos copos, o equivalente a 2,8 milhões de unidades a menos. Em 2017 foram adquiridos 77.211 pacotes. Em 2018 foram comprados 48.960 pacotes. Cada um tem 100 unidades de copos.

“Desde o início da gestão estamos fazendo um grande esforço, em nome do uso racional dos recursos públicos e em nome do meio ambiente. Este resultado positivo é de todos nós, que trabalhamos na prefeitura”, declara a superintendente de Administração, Alessandra Paluski.

No Instituto Municipal de Administração Pública, o Imap, os organizadores do projeto Imap Sustentável escolheram o dia do aniversário do instituto, 5 de novembro, para implantar a mudança. Cada um dos cerca de 90 funcionários recebeu um copo reutilizável.

Feitos de um plástico resistente, térmico e reciclável, os copos de cor verde têm a mensagem Curitiba sustentável – a mudança está em suas mãos. O copo é decorado com um desenho criado pela servidora Patrícia Kowaleski, do Instituto Municipal do Turismo. Os novos copos também ficam disponíveis junto aos bebedouros e na copa.

“No Imap não usamos mais copos descartáveis. Alguns preferiram trazer sua caneca de casa. Aos poucos todos aderiram. E cada um é responsável pela higienização. Esta é uma mudança da cabeça das pessoas”, afirma a chefe de gabinete do instituto, Amanda Avancini, que comandou a mudança junto com a Gabriela Berger, da área de marketing. “Este é um trabalho de formiguinha”, completa Gabriela.

Anúncios

Um comentário