Anúncios

As ameaças foram feitas horas depois de ele ter publicado reportagem sobre a trilha do Hacker do Intercept, preso no dia seguinte. Oswaldo Eustáquio também gravou a redação do Intercept em uma cafeteria em São Paulo.

O Jornalista Oswaldo Eustáquio – @oswaldojor no Twitter – repórter Especial do Agora Paraná recebeu ameaças do grupo Terrorista Silvestre, que ainda este ano também fez ameaças contra a vida do presidente Jair Bolsonaro e contra a Ministra Damares Alves. Por e-mail, assinado por este grupo Terrorista através do e-mail goec@protonmail.ch.

O e-mail foi encaminhado pelos terroristas, horas depois de Eustáquio publicar a reportagem que revelou a trilha do hacker do Intercept Brasil, que mantém um site na Deep Web por onde recebeu os arquivos roubados de Sérgio Moro e dos procuradores da Lava Jato. Nesta reportagem o jornalista paranaense foi até este lado pouco conhecido da Internet e fez o mesmo caminho percorrido pelos hackers através de uma ferramenta conhecida como SecureDrop.

O e-mail encaminhado pelo grupo terrorista também tinha como destino a esposa do jornalista, a mãe, o pai e dois irmãos, com o endereço da residência de toda família dele em Curitiba. Após receber a denúncia o jornalista oficiou a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABRAJI), que ainda não se manifestou sobre o caso. Leandro Demori, editor executivo do site The Intercept é diretor na Instituição. Um boletim de ocorrência na Polícia Civil foi registrado nesta terça-feira (23), que encaminhou os documentos para o departamento da Polícia Federal. Além deste e-mail, o jornalista também recebeu ameaças pelas redes sociais ligados a esquerda.

Procurado pela reportagem, o jornalista Oswaldo Eustáquio disse que essa ameaça do grupo terrorista no dia seguinte a sua reportagem denunciando o Intercept Brasil pode revelar uma aproximação perigosa entre o grupo Terrorista e o Intercept, que não tem empresa registrada no Brasil e tem sido mantido por uma ONG estrangeira antissemita. “Vou redobrar a atenção e segurança, mas não vou parar. Não há como vencer uma guerra contra a verdade”, disse Eustáquio.

Anúncios

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: