A PF – Polícia Federal, na manhã de hoje (23) deflagrou a denominada Tango & Cash, sendo a 67ª fase da Operação Lava Jato.

O que significa Tango & Cash?

Essa referência diz respeito aos valores de pagamento das propinas e ao fato de que a empresa envolvida na investigação pertencer a um grupo ítalo-argentino.

Policiais Federais cumpriram nos estados do Rio de Janeiro, de São Paulo e do Paraná, 23 mandatos de busca e apreensão. Nessa ação, a Justiça determinou o bloqueio imediato de ativos financeiros dos investigados que somados chegam aproximadamente aos R$1,7 Bilhão.

Esses mandados judiciais foram expedidos pela 13ª. Vara Federal de Curitiba na apuração de crimes de corrupção ativa e passiva, além de lavagem de capitais.

De acordo com as investigações, um grupo de empresas se juntaram em uma espécie de “clube” para vencer fraudulentamente (o que por décadas no Brasil era normal) licitações de grandes contratos com a Petrobras.

Conforme as informações da PF, o clube chegou a ser composto por 16 grupos empresariais.

A Polícia Federal esclarece a audácia:

“A fim de dar aparência de licitude ao pagamento de propinas, o grupo empresarial investigado repassava valores via empresas offshore a ex-diretores e ex-gerentes da Petrobras, mediante a celebração de contratos fraudulentos de assessoria/consultoria. Um dos ex-diretores da estatal recebeu, entre 2008 e 2013, US$ 9,4 milhões, percebendo parcelas de propina mesmo depois de ter deixado o quadro da empresa em 2012”.

Júnior Santos – República de Curitiba.

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: